Guapimirim


Entrega do PMSB ao município de Guapimirim 


No dia 19 de setembro de 2013 foi realizada, no auditório da SEA, a  cerimonia  de entrega do PMSB ao município de Guapimirim.

O evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente - Carlos Minc, a Presidente do INEA - Marilene Ramos, o Subsecretário-Executivo da SEA - Luiz Firmino, Diretor-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara – Jaime Azulay e o Coordenador Executivo do PSAM – Gelson Serva, que compuseram a mesa solene. 


O Plano Municipal de Saneamento Básico foi entregue ao Prefeito de Guapimirim – Sr. Marcos Aurélio Dias. A cerimonia encerra o primeiro ciclo do trabalho desenvolvido em cooperação entre a Secretaria de Estado do Ambiente (COPSA/SEA) e a Prefeitura Municipal ao longo de 12 meses. 

Com esta etapa finalizada, a Prefeitura Municipal poderá avançar na implementação dos projetos de saneamento, pois está apta a captar recursos federais destinados ao saneamento, iniciando assim as atividades previstas pelo documento.

Além das autoridades acima mencionadas, estiveram presentes também, o Prefeito de Tanguá – Valber Luiz Marcelo de Carvalho, o Secretário de Meio Ambiente de Magé – Leandro Vidal, a Prefeita de Rio Bonito – Solange Almeida e o Secretário de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu – Loir Gonçalves.





Veja aqui a síntese das PROPOSIÇÕES do PMSB:

Veja aqui o relatório completo do PMSB:



VÍDEO COM A APRESENTAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PMSB DE GUAPIMIRIM JÁ ESTÁ DISPONÍVEL 


O vídeo contendo a apresentação da Audiência Pública referente ao Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Guapimirim já está disponível para acesso. A Audiência teve como principal objetivo apresentar e discutir com a população as metas para abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. A apresentação pode ser acessada através dos links abaixo:

                   Postado em 16/09/2013.

 DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES PARA O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE GUAPIMIRIM


Navegue pelo mapa para ver as proposições do plano municipal referentes as estruturas de abastecimento (curto, médio e longo prazo). A navegação pode ser feita com o controle de zoom, aumentando ou diminuindo, clicando sobre o mapa e arrastando, localizando por endereço e mudando o mapa base.



DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES PARA O SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE GUAPIMIRIM



Postado em 07/08/2013.



No próximo no dia 31 de julho de 2013 às 14 horas, Grêmio Recreativo Musical Guapiense na Rua Prof. Rocha Faria 215 – Centro – Guapimirim, a Prefeitura de Guapimirim realizará a Audiência Pública de Apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O objetivo do evento é apresentar e discutir com a população metas para abastecimento de água e esgotamento sanitário. Hoje o município precisa modernizar seu sistema de distribuição de água para diminuir as perdas, bem como trata-la adequadamente para atender os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, o município deve planejar o esgotamento sanitário de toda a população, despoluindo os rios da cidade e contribuindo para a limpeza da Baía de Guanabara. O Plano Municipal de Saneamento Básico programa esses avanços em metas de curto, médio e longo prazo. O PMSB a primeira iniciativa de planejamento nesse setor tão necessário à saúde e qualidade de vida. Desde setembro de 2012 a Prefeitura Municipal de Guapimirim está elaborando os estudos do Plano em atendimento à Lei Federal 11.445 de 2007. A elaboração do PMSB conta com apoio técnico da Secretaria de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro, através do PSAM - Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara. A Audiência Pública será o terceiro evento de Controle Social do plano, realizados com o intuito de dar transparência ao processo de elaboração dessa política pública.
31 de julho de 2013 a partir das 14h
Local: Grêmio Recreativo Musical Guapiense na Rua Prof. Rocha Faria 215 – Centro – Guapimirim

 

 

 

 

 

 

 

Fase de Proposições dos PMSBs


Após incorporar as demandas da população ao Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento, Guapimirim entra na fase de discussão de proposições.

Clique aqui para saber mais!


Veja abaixo mapas de demandas sociais da População de Guapimirim















RELATO DO SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE GUAPIMIRIM

Setenta pessoas participaram do Seminário de apresentação do diagnóstico do Plano de Saneamento de Guapimirim no Teatro do município no dia 26 de fevereiro.

                                       


Foram três horas de apresentações e debates sobre os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Dentre os destaques das discussões, a inexistência de redes coletoras de esgoto e estações de tratamento apropriadas para o meio urbano do município foram apontadas pelos engenheiros da MPB saneamento como principal demanda. O Secretário de Meio Ambiente comentou que os esforços para que as pessoas construíssem fossas nos últimos anos foi uma forma de reduzir o impacto do lançamento do esgoto bruto nos rios Soberbo, Iconha e seus afluentes, diante da ausência de recursos para saneamento.

Outro assunto importante foi a busca de outros mananciais para abastecimento público de água. Hoje Guapi capta em torno de 95 litros por segundo do Rio Soberbo. Essa água é tratada e distribuída pela Conc. Fontes da Serra somente a parte dos bairros urbanos. A água captada no Rio Paraíso pela CEDAE para abastecer Magé também abastece parte de Guapi, mas de maneira irregular. Com o crescimento do município, deve-se avaliar a viabilidade de captar água do Rio Iconha e também reduzir ao máximo as perdas (vazamentos) nas tubulações existentes.
Com as metas do Plano de Saneamento o poder público poderá prestar ou delegar os serviços de esgoto, hoje sem operação no município. Deverá também definir como será a regulação dos serviços a fim de mediar os interesses dos cidadãos e concessionárias. 
Os cidadãos, por sua vez, devem organizar sua participação no Conselho de Meio Ambiente, Conselho da Cidade ou de Saneamento para cobrar a realização das metas definidas, conforme preconiza a Lei Nacional do Saneamento.




AGENDE-SE! SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO de guapimirim

Saneamento básico é essencial para qualidade de vida. Iniciativas como tratar esgotos antes que cheguem aos rios, reciclar toneladas de lixo gerados diariamente e fazer com que água potável chegue às torneiras de todos, evitam doenças e melhoram a sustentabilidade das cidades.
Guapimirim tem estudado e discutido seus problemas de saneamento desde agosto do ano passado. O motivo é a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, uma iniciativa da Prefeitura com apoio da Secretaria de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro. O Plano é uma exigência legal da lei federal 11.445 de 2007 para aquisição de recursos para realização de melhorias e expansão nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo das águas de chuva.
Na tarde do dia 26 de fevereiro de 2013, durante o Seminário do Plano Municipal de Saneamento de Guapimirim, a empresa contratada para realização dos estudos apresentará os resultados da etapa do Diagnóstico. Dentre os principais resultados, destaca-se a necessidade de ampliação do sistema de abastecimento de água para outros bairros. O lançamento de esgotos sem tratamento nos corpos d’água também é um problema evidente com o crescimento da população. Além disso, Guapimirim ainda não pratica a coleta seletiva.
O Seminário será uma oportunidade para conhecer melhor os problemas de saneamento e suas causas e também discutir as possíveis soluções. O evento é direcionado aos técnicos envolvidos, representantes da sociedade civil organizada e demais interessados.

Data: 26 de fevereiro de 2013
Horário: 15h – 18h
Local: Centro Cultural de Guapimirim - Rua Itaquatiara, 99 – Centro
Maiores Informações: Enga. Aline Matulja (21) 9841.3599 e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (21) 2632-2252
Endereço eletrônico: pmsbguanabaraleste1.blogspot.com.br 

Resultados da Oficina do Plano Municipal de Saneamento






A Primeira Oficina do Plano Municipal de Saneamento de Guapimirim, realizada no dia 23 de outubro de 2012, atingiu seus objetivos. Os 21 participantes, entre representantes da Soc. Civil Organizada, funcionários da Prefeitura Municipal, equipe da SEA-RJ, equipe técnica contratada e demais convidados puderam saber mais sobre saneamento enquanto política pública, esclareceram questões sobre o tema e levantaram demandas e potencialidades do município com relação a água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.



Na abertura do evento, conduzida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Sr.Eliel Ramos Silva (PMG), esclereceu-se o quanto Guapimirim precisa planejar suas metas em saneamento básico para avançar na cobertura dos serviços. Sr.Gelson (SEA-RJ) compartilhou as expectativas do PSAM para elaboração e implementação do PMSB, ratificando a importância da cooperação entre Estado e Município.


Em seguida, Sr. Raul Pinho, consultor da MPB Saneamento, contextualizou a situação do saneamento no Brasil e seus princiapais entraves. Falou sobre Planos Municipal de Saneamento, destacando pontos importantes sobre metodologia. Sr. Pedro Pequeno (Agenersa) fez uma esclarecedora apresentação sobre regulação dos serviços de saneamento como forma de mediar interesses e conflitos entre usuários, poder concedente (município) e prestadores públicos ou privados.



No segundo momento da Oficina os participantes colocaram a mão na massa e, em grupos de trabalho levantaram demandas e potencialidades do município com relação a água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. Veja os resultados em no relatório!


As demandas e potencialidades do seu bairro não estão contempladas? Por favor deixe um comentário nesta página ou mande suas contribuições para pmsb.guanabara@gmail.com 




PRIMEIRA OFICINA DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO DE GUAPIMIRIM



Na manhã do dia 23 de Outubro de 2012, o município de Guapimirim vai discutir seus problemas de saneamento básico e caminhos para resolvê-los nos próximos anos. Trata-se da primeira oficina do Plano Municipal de Saneamento, uma iniciativa do município com apoio da Secretaria de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro. O Plano é uma exigência legal da lei federal 11.445 de 2007 para aquisição de recursos para realização de melhorias e expansão nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo das águas de chuva. Em todo o Brasil os impactos da falta de saneamento têm consequências sobre o meio ambiente e a saúde da população, mas a solução do problema não ocorre do dia para a noite. A elaboração do Plano visa estabelecer metas para curto, médio e longo prazos para que soluções de saneamento cheguem a toda população. O primeiro momento da Oficina é destinado à capacitação dos participantes. No segundo momento grupos temáticos irão relacionar uma lista das principais demandas de saneamento de Guapimirim. O evento é direcionado aos técnicos envolvidos, representantes da sociedade civil organizada e demais interessados.


Data: 23 e outubro de 2012Hora: 09:00Local Plenário da Câmara Municipal de Guapimirim -Avenida Dedo de Deus, 820  
Maiores Informações: Enga. Aline Matulja (21) 7221.6211 e Secretaria Municipal de Meio Ambiente  (21) 2632.2252


6 comentários:

  1. HÁ UM ERRO NO TEXTO EXPLICATIVO QUE CONSTA PARA GUAPIMIRIM, POIS CITAM "principais demandas de saneamento de Cachoeiras de Macacu". NOSSO MUNICÍPIO É GUAPIMIRIM E O TEXTO DEVE SE REFERIR A NÓS, E NÃO A OUTRO MUNICÍPIO. Juçara Cerqueira

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Juçara! Já corrigimos o engano.

    ResponderExcluir
  3. Passei comentários e sugestões para o email disponibilizado acima, destacando 4 pontos: coleta seletiva (consta como implantada mas não procede), acúmulo de águas de chuva e de vazamentos de borrachas no meu bairro (CANECA FINA) que se agrava pela ausêcia de manutenção das bocas de lobo/ralos nas vias públicas, acúmulo de lixo doméstico em logradouros agravado pela ausência de lixeiras nas vias públicas em meu bairro (CANECA FINA)e pela postura inadequada da população (falta de um trabalho visando educação ambiental e cidadania, além de sentir a falta de um ítem que traga a questão do aterro sanitário municipal. Juçara Cerqueira

    ResponderExcluir
  4. O relatório de Guapimirim está errado quando diz ter COLETA SELETIVA IMPLANTADA, participei desse grupo e não foi essa informação passada, solicito que alterem o relatório para não gerar nenhuma dúvida, GUAPIMIRIM NÃO TEM COLETA SELETIVA IMPLANTADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliani,suas contribuições foram incorporadas!

      Obrigada.

      Sds

      Aline

      Excluir
  5. Juçara e Eliani, obrigada pelas contribuições. Elas já estão contempladas no novo relatório disponível. Aline

    ResponderExcluir

Dúvidas e sugestões? Escreva aqui! Seremos ágeis em respondê-las!