Tanguá


Entrega do PMSB ao município de Tanguá 


 No dia 19 de setembro de 2013 foi realizada, no auditório da SEA, a cerimonia de entrega do PMSB ao município de Tanguá.

O evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente - Carlos Minc, a Presidente do INEA - Marilene Ramos, o Subsecretário-Executivo da SEA - Luiz Firmino, Diretor-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara – Jaime Azulay e o Coordenador Executivo do PSAM – Gelson Serva, que compuseram a mesa solene. 

O Plano Municipal de Saneamento Básico foi entregue ao Prefeito de Tanguá – Sr. Valber Luiz Marcelo de Carvalho. A cerimonia encerra o primeiro ciclo do trabalho desenvolvido em cooperação entre a Secretaria de Estado do Ambiente (COPSA/SEA) e a Prefeitura Municipal ao longo de 12 meses. 

Com esta etapa finalizada, a Prefeitura Municipal poderá avançar na implementação dos projetos de saneamento, pois está apta a captar recursos federais destinados ao saneamento, iniciando assim as atividades previstas pelo documento.

Além das autoridades acima mencionadas, estiveram presentes também, o Prefeito de Guapimirim – Marcos Aurélio Dias, a Prefeita de Rio Bonito – Solange Almeida, o Secretário de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu – Loir Lima e o Secretário de Meio Ambiente de Magé – Leandro Vidal. 



Veja aqui a síntese das PROPOSIÇÕES do PMSB:

Veja aqui o relatório completo do PMSB:



VÍDEO COM A APRESENTAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PMSB DE TANGUÁ JÁ ESTÁ DISPONÍVEL 

O vídeo contendo a apresentação da Audiência Pública referente ao Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Tanguá já está disponível para acesso. A Audiência teve como principal objetivo apresentar e discutir com a população as metas para abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. A apresentação pode ser acessada através dos links abaixo:





                   Postado em 16/09/2013.

DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES PARA O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE TANGUÁ


Navegue pelo mapa para ver as proposições do plano municipal referentes as estruturas de abastecimento (curto, médio e longo prazo). A navegação pode ser feita com o controle de zoom, aumentando ou diminuindo, clicando sobre o mapa e arrastando, localizando por endereço e mudando o mapa base.



DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES PARA O SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE TANGUÁ



Postado em 12/08/2013.


No próximo dia 02 de agosto de 2013, às 14 horas, no Espaço Cultural Ana Maria Gac – Ver. Manoel Macedo, 1040 – Centro, a Prefeitura de Tanguá realizará a Audiência Pública de Apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O objetivo do evento é apresentar e discutir com a população metas para abastecimento de água e esgotamento sanitário. Hoje o município precisa modernizar seu sistema de distribuição de água para diminuir as grandes perdas e também estender as redes para que cheguem a toda a população. Além disso, o município deve planejar o esgotamento sanitário de toda a população, despoluindo os rios da cidade e contribuindo para a limpeza da Baía de Guanabara. O Plano Municipal de Saneamento Básico programa esses avanços em metas de curto, médio e longo prazo. O PMSB é a primeira iniciativa de planejamento nesse setor tão necessário à saúde e qualidade de vida. Desde setembro de 2012 a Prefeitura Municipal de Tanguá está elaborando os estudos do Plano em atendimento à Lei Federal 11.445 de 2007. A elaboração do PMSB conta com apoio técnico da Secretaria de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro, através do PSAM - Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara. A Audiência Pública será o terceiro evento de Controle Social do plano, realizados com o intuito de dar transparência ao processo de elaboração dessa política pública.
02 de agosto de 2013 a partir das 14h
Local: Espaço Cultural Ana Maria Gac – Ver. Manoel Macedo, 1040 – Centro

Fase de Proposições dos PMSBs

Após incorporar as demandas da população ao Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento, Tanguá entra na fase de discussão de proposições.

Clique aqui para saber mais!

Veja abaixo mapas de demandas sociais da População de Tanguá.










RELATO DO SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE TANGUÁ


Mais de 80 pessoas participaram do Seminário de apresentação do diagnóstico do Plano de Saneamento de Tanguá do dia 28 de fevereiro de 2013. Representantes da sociedade civil organizada, funcionários das secretarias de meio ambiente, de obras, defesa civil, CEDAE entre outros atores debateram sobre os sistemas de saneamento do município e suas precariedades.



As apresentações trazidas pelos técnicos responsáveis pelos estudos de diagnóstico alimentaram três horas de discussões sobre os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Em Tanguá apenas 30% da população possui ligação de água ao sistema público. Mesmo os cidadãos que possuem água encanada tem problemas diários de abastecimento com alta frequência de falta d’água. Participantes relataram que aqueles que têm melhor poder aquisitivo constroem poços artesianos para complementar o abastecimento, mas grande parte da população utiliza água de poços rasos sem nenhum controle de qualidade para consumo.

A Cedae informou que duplicará o volume captado no Rio Caceribu a partir de junho de 2013, quando as redes de abastecimento instaladas no bairro Bandeirantes integrarão o sistema. Já o bairro Pinhão aguardará ainda mais, devido à necessidade de transposição da tubulação por debaixo da rodovia.
As faltas d’água devem reduzir também por conta do reservatório de 500 m3que está em construção.

A população receia que mesmo duplicado o volume de água não será suficiente para abastecer todo o sistema com regularidade. Os engenheiros responsáveis pelo Plano de Saneamento informaram que o abastecimento de água somente será satisfatório quando houver controle de quanta água é produzida e consumida, quando será possível solucionar problemas de perda e desperdício de água. Essa medida requer investimentos.

Hoje apenas 3% do esgoto produzido em Tanguá é tratado. Grandes investimentos são necessários para universalizar o acesso a esse serviço nos próximos 30 anos, de forma gradual e progressiva.

Com relação aos resíduos sólidos a população expressou sua vontade de ver funcionar novamente a estrutura existente para triagem de materiais recicláveis e também a remediação do antigo lixão desativado.

O Plano de Saneamento irá calcular os recursos necessários, definir prioridades e estabelecer metas que devem ser cumpridas pelos prestadores de serviço e fiscalizadas pela Prefeitura de Tanguá.

Com as proposições do Plano de Saneamento o poder público poderá estruturar a prestação de serviço de esgoto. Deverá também definir como será a regulação dos serviços a fim de mediar os interesses dos cidadãos, poder público e operadoras dos serviços. Os cidadãos, por sua vez devem organizar sua participação no Conselho de Meio Ambiente, Conselho da Cidade ou de Saneamento para cobrar a realização das metas definidas, conforme exige a Lei Nacional doSaneamento.

AGENDE-SE! SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE TANGUÁ


Saneamento básico é essencial para qualidade de vida. Iniciativas como tratar esgotos antes que cheguem aos rios, reciclar toneladas de lixo gerados diariamente e fazer com que água potável chegue às torneiras de todos, evitam doenças e melhoram a sustentabilidade das cidades.
Magé tem estudado e discutido seus problemas de saneamento desde agosto do ano passado. O motivo é a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, uma iniciativa da Prefeitura com apoio da Secretaria de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro. O Plano é uma exigência legal da lei federal 11.445 de 2007 para aquisição de recursos para realização de melhorias e expansão nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo das águas de chuva.
Na manhã do dia 26 de fevereiro de 2013, durante o Seminário do Plano Municipal de Saneamento de Magé, a empresa contratada para realização dos estudos apresentará os resultados da etapa do Diagnóstico. Dentre os principais resultados, destaca-se a falta de água nos meses de seca. O lançamento de esgotos sem tratamento nos corpos d’água também é um problema evidente com o crescimento da população. Além disso Magé ainda não pratica a coleta seletiva.
O Seminário será uma oportunidade para conhecer melhor os problemas de saneamento e suas causas e também discutir as possíveis soluções. O evento é direcionado aos técnicos envolvidos, representantes da sociedade civil organizada e demais interessados.


Data: 28 de fevereiro de 2013

Horário: 15 – 18h 

Local: Espaço Cultural Ana Maria Gac – Ver. Manoel Macedo, 1040 – Centro – Tanguá
Maiores Informações: Enga. Aline Matulja (21) 9841.3599 e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Praças, Parques e Jardins de Tanguá (21) 3749-1105/3749/1111
Endereço eletrônico: pmsbguanabaraleste1.blogspot.com.br 

Resultados da 1a Oficina do Plano Municipal de Saneamento de Tanguá 

A primeira Oficina do Plano Municipal de Saneamento de Taguá realizada na manhã de 13 de novembro de 2012  atingiu seus objetivos. Os 46 participantes, entre representantes da Soc. Civil Organizada, funcionários da Prefeitura Municipal, equipe da SEA-RJ, equipe técnica contratada e demais convidados puderam saber mais sobre saneamento enquanto política pública, esclareceram questões sobre o tema e levantaram demandas e potencialidades do município com relação a água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.


O Prefeito Calos Pereira abriu o evento dando boas vindas aos participantes acompanhado de Elielson Teixeira, Diretor do Departamento de Saneamento Ambiental de Tanguá, Eloisa Torres (SEA-RJ), Sr. Pedro Pequeno (Agenersa) e Raul Pinho (MPB Saneamento).
No primeiro momento os participantes tiveram  oportunidade de capacitar-se por meio de três palestras sobre saneamento básico. A primeira, proferida por Raul Pinho, apresentou um panorama do saneamento no Brasil e seus impactos à saúde da população. Também, esclareceu a diferença entre um Plano e Projeto, sendo que enquanto o primeiro estabelece diretrizes e metas para a universalização do saneamento no município como um todo, os Projetos definem locais, tipos e tamanhos de cada nova instalação necessária aos sistemas de água, esgoto, resíduos e drenagem.
Em seguida, Sr. Pedro Pequeno (Agenersa) fez uma esclarecedora apresentação sobre regulação dos serviços de saneamento como uma forma de mediar interesses e conflitos entre usuários, poder concedente (município) e prestadores públicos ou privados.
Já a palestra de Elielson abordou a situação atual e os últimos avanços de Tanguá nos serviços de saneamento básico. Os participantes tiraram dúvidas sobre a distância dos mananciais, sustentabilidade financeira dos sistemas de esgoto e outros assuntos.


Após um revigorante café com prosa, os participantes colocaram a mão na massa e, em grupos de trabalho, levantaram demandas e potencialidades do município com relação a água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.
Clique aqui para baixar o relatório da oficina. Caso as demandas e potencialidades do seu bairro não estejam contempladas, participe enviando um comentário nesta página ou mande suas contribuições para pmsb.guanabara@gmail.com
Veja no vídeo abaixo fotos dessa oficina!
 

 

 

 

 

Primeira Oficina do Plano Municipal de Saneamento de Tanguá


Na manhã do dia 13 de novembro de 2012, o município de Tanguá irá discutir seus problemas de saneamento básico e caminhos para resolvê-los nos próximos anos. Trata-se da primeira oficina do Plano Municipal de Saneamento, uma iniciativa do município com apoio da Secretaria de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro. O Plano é uma exigência legal da lei federal 11.445 de 2007 para aquisição de recursos para realização de melhorias e expansão nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo das águas de chuva. Em todo o Brasil os impactos da falta de saneamento têm consequências sobre o meio ambiente e a saúde da população, mas a solução do problema não ocorre do dia para a noite. A elaboração do Plano visa estabelecer metas para curto, médio e longo prazos para que soluções de saneamento cheguem a toda população. O primeiro momento da Oficina é destinado à capacitação dos participantes. No segundo momento grupos temáticos irão relacionar uma lista das principais demandas de saneamento de Tanguá. O evento é direcionado aos técnicos envolvidos, representantes da sociedade civil organizada e demais interessados.

Data: 13 de novembro de 2012 das 9 às 12h.
Local: Rua Vereador Manoel Macedo, 1040 – Centro Tanguá
Maiores Informações: Enga. Aline Matulja (21) 7221.6211 e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Praças, Parques e Jardins de Tanguá Tel.: 3749-1105 / 3749-1130 - Rua Ver. Manoel Macedo, 680 - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e sugestões? Escreva aqui! Seremos ágeis em respondê-las!