Rio Bonito

Entrega do PMSB ao município de Rio Bonito


No dia 19 de setembro de 2013 foi realizada, no auditório da SEA, a cerimonia de entrega do PMSB ao município de Rio Bonito.

O evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente - Carlos Minc, a Presidente do INEA - Marilene Ramos, o Subsecretário-Executivo da SEA - Luiz Firmino, Diretor-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara – Jaime Azulay e o Coordenador Executivo do PSAM – Gelson Serva, que compuseram a mesa solene. 

O Plano Municipal de Saneamento Básico foi entregue a Prefeita de Rio Bonito – Srtª. Solange Almeida. A cerimonia encerra o primeiro ciclo do trabalho desenvolvido em cooperação entre a Secretaria de Estado do Ambiente (COPSA/SEA) e a Prefeitura Municipal ao longo de 12 meses. 

Com esta etapa finalizada, a Prefeitura Municipal poderá avançar na implementação dos projetos de saneamento, pois está apta a captar recursos federais destinados ao saneamento, iniciando assim as atividades previstas pelo documento.

Além das autoridades acima mencionadas, estiveram presentes também, o Prefeito de Guapimirim – Marcos Aurélio Dias, o Prefeito de Tanguá – Valber Luiz Marcelo de Carvalho, o Secretário de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu – Loir Lima e o Secretário de Meio Ambiente de Magé – Leandro Vidal.


Veja aqui a síntese das PROPOSIÇÕES do PMSB:

Veja aqui o relatório completo do PMSB:









Resultados do Diagnóstico são discutidos em Seminário em Rio Bonito


Mais de 50 pessoas participaram do Seminário de apresentação do diagnóstico do Plano de Saneamento de Rio Bonito no dia 12 de julho de 2013. Entre os participantes representantes da sociedade civil organizada e funcionários das secretarias de Meio Ambiente, Obras, Projetos, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Gestão, Turismo. Estiveram presentes também representantes da prestadora de serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário CEDAE, bem como do Governo do Estado (SEA/RJ), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).






As apresentações trazidas pelos técnicos responsáveis pelos estudos de diagnóstico (MPB Saneamento) alimentaram três horas de discussões sobre os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.


Os participantes, com destaque para os membros da Agenda 21 de Rio Bonito e Federação das Associações de Moradores, registraram suas principais reivindicações em saneamento básico (baixe aqui os registros).
Dentre os destaques das discussões, a ausência completa de tratamento de esgotos em Rio Bonito foi ponto alto. Hoje todo esgoto do município é lançado em redes de drenagem pluvial (rede mista) que desaguam nos rios. Parte das residências possuem fossas sépticas, porém a qualidade do tratamento não é garantida por manutenção inadequada (eficiência abaixo de 40% de remoção da matéria orgânica).  Para avançar, a Prefeitura deverá captar recursos para obras de coleta de esgotos em rede específica para esse fim (rede separadora). A rede direcionará os esgotos para Estações de Tratamento com eficiência de até 90% de remoção da matéria orgânica.




Os participantes também demonstraram preocupação com a frequente falta de água em bairros como BNH, Cidade Nova, Green Valley, Ipê, Jacuba, Mangueirinha, Praça Cruzeiro, Rio Vermelho, Basílio, Parque das Acácias, Parque Andréia, entre outros. Os problemas atuais demandam investimentos da CEADE na ampliação dos sistemas de abastecimento. Entretanto, hoje a Concessionária abastece cerca de 21 mil pessoas sem cobrança de fatura. Essa situação de inadimplência deve ser regularizada para que a CEDAE tenha sustentabilidade econômica de seus investimentos em Rio Bonito.
O diagnóstico também mostrou os avanços da Prefeitura à organização dos Resíduos Sólidos Urbanos. Desde abril o lixo coletado é levado à Itaboraí em um aterro sanitário licenciado pelo Inea. A Prefeitura paga R$ 57,00 por tonelada de lixo disposto no aterro. A Coleta Seletiva, quando implantada reduzirá o custo de transporte e disposição dos recicláveis além de contribuir para geração de emprego e renda no município.
Os resultados do Seminário já estão sendo incluídos no PMSB na fase de Proposições. A população terá novamente oportunidade de se manifestar na Audiência Pública do Plano, prevista para meados de agosto. Até lá qualquer contribuição pode ser enviada à equipe técnica através desse blog na sessão Canal Aberto.

 


 

 

O que é o Plano Municipal de Saneamento?

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento de Rio Bonito - RJ começou! Desde abril de 2013 os técnicos da consultora contratada realizaram reuniões técnicas visitas de campo e capacitação com acompanhamento de técnicos da Prefeitura Municipal e membros da sociedade civil organizada.

Veja nesse post o resumo de atividades! E prepare-se para ir ao Seminário de Apresentação de Resultados que acontecerá no início de junho (data a ser definida e divulgada nesse blog!)
Equipe durante levantamentos de campo em Rio Bonito.


O Plano Municipal de Saneamento é uma iniciativa do município com apoio da Secretaria de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro, através do PSAM - Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara  O Plano é uma exigência legal da lei federal 11.445 de 2007 para aquisição de recursos para realização de melhorias e expansão nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo das águas de chuva. Em todo o Brasil os impactos da falta de saneamento têm consequências sobre o meio ambiente e a saúde da população, mas a solução do problema não ocorre do dia para a noite. A elaboração do Plano visa estabelecer metas para curto, médio e longo prazos para que soluções de saneamento cheguem a toda população. 


Oficina de Capacitação



A primeira Oficina do Plano Municipal de Saneamento de Rio Bonito realizada na noite de 06 de março de 2013  atingiu seus objetivos. Os 47 participantes, entre representantes da Soc. Civil Organizada, funcionários da Prefeitura Municipal, equipe da SEA-RJ, equipe técnica contratada e demais convidados puderam saber mais sobre saneamento enquanto política pública, esclareceram questões sobre o tema e levantaram demandas e potencialidades do município com relação a água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. 





A Prefeita Solange Almeida acompanhada por seus Secretários de Meio Ambiente, Projetos, Obras, entre outras, abriu o evento dando boas vindas aos participantes junto à Eloisa Torres (SEA-RJ), Sr. Pedro Pequeno (Agenersa) e Raul Pinho (MPB Saneamento).

No primeiro momento os participantes tiveram  oportunidade de capacitar-se por meio de palestras sobre saneamento básico. A primeira, proferida por Raul Pinho, apresentou um panorama do saneamento no Brasil e seus impactos à saúde da população e esclareceu a diferença entre um Plano e Projeto, sendo a função do Plano estabelecer metas para a universalização do saneamento e os Projetos definir locais, tipos e tamanhos de cada nova instalação necessária aos sistemas de água, esgoto, resíduos e drenagem.

Eloisa Torres, coordenadora da vertente de politicas públicas do PSAM apresentou o porquê de Rio Bonito compor essa estratégia estadual de apoios aos municípios dada sua importância no leste fluminense tendo em vista o crescimento regional previsto e a ausência de estações de tratamento de esgotos. 

Em seguida, Sr. Pedro Pequeno (Agenersa) fez uma esclarecedora apresentação sobre regulação dos serviços de saneamento como uma forma de mediar interesses e conflitos entre usuários, poder concedente (município) e prestadores públicos ou privados.

Após o café com prosa, os participantes formaram grupos de trabalho e levantaram demandas e potencialidades do município com relação a água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. 

O mapa abaixo apresenta as demandas em abastecimento de água dos bairros de Rio Bonito.
Demandas Sociais em Abastecimento de Água
 distrito Sede (clique na imagem para ampliar)


 distrito Boa Esperança (clique na imagem para ampliar)


distrito Basílio  (clique na imagem para ampliar)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e sugestões? Escreva aqui! Seremos ágeis em respondê-las!